Não restam dúvidas de que o novo coronavírus (Covid-19) criou uma séria crise na saúde pública e infelizmente nos arrastou para uma crise financeira sem precedentes em nossa geração, levando mais 5 milhões de pessoas ao desemprego, tendo que disputar vagas com outros 12 milhões que já estavam desempregados antes da crise. Certamente essa crise entrará para a história como uma das mais difíceis que a humanidade já passou. Que lições aprendemos dela? Que erros não poderemos repetir?
1ª Lição: Informe-se
Uma grande vantagem que temos atualmente é que nunca tivemos um acesso tão amplo a informação de boa qualidade. Boa parte desta informação é gratuita e democrática, disponível pela internet em canais como esse. Manter-se informado é a chave para não ser pego de surpresa e agir com rapidez para se proteger. Num mundo globalizado como o nosso, era óbvio que se o vírus afetava a economia da China nos primeiros meses de 2020, também nos afetaria. Cabe aqui uma palavra de cautela: não é qualquer informação que é relevante. Informação de boa qualidade é fruto de pesquisa e atividade jornalística. Portanto, fuja de fake news para tomar decisões e formar opinião.
2ª Lição: Prepare-se
Essa é a lição mais difícil para muitos brasileiros. Dados do SPC Brasil indicam que apenas 19% das famílias brasileiras têm alguma reserva financeira. No entanto, ter algum tipo de reserva é fundamental para aliviar o sofrimento em tempos de crise e lidar com imprevistos. É possível criar o hábito e a disciplina de guardar todo mês alguma quantia. Não se engane: cada centavo ajuda. Evitar parcelamentos com taxas de juros abusivas também é uma alternativa. Ao invés de comprar a prazo com juros altos, será que é possível esperar para comprar a vista e ainda conseguir um desconto? Em vez de pedir um empréstimo para lidar com alguma emergência, já pensou em renegociar dívidas e forma de pagamento? Agora é hora de repensar hábitos de consumo. Antes de comprar pense: Será que realmente preciso disso? Se preciso, será que consigo o mesmo produto a um preço melhor? Esse tipo de mindset pode ser a diferença entre passar o mês no vermelho ou terminar o mês com alguma sobra pra investir.
3ª Lição: Eduque-se
A educação financeira é um movimento que veio para ficar. Conceitos do mundo financeiro como juros, inflação, mercado de ações, commodities, são hoje parte do nosso dia a dia. Entender esses conceitos pode te ajudar a tomar boas decisões. Educação financeira também traz a ideia de usar o dinheiro com um objetivo: Se ganharmos, gastarmos e guardarmos dinheiro pensando em algum objetivo, como uma viagem, estudos ou a casa própria, teremos mais chances de realizar nossos sonhos. Você pode encontrar muitos sites com boas dicas de educação financeira gratuitamente.
4ª Lição: Não desista!
Infelizmente o momento que vivemos é estressante e muitos já estão lidando com prejuízos financeiros. Exatamente por isso agora é a hora de aprendermos a desenvolver resiliência, ou seja, a capacidade de se adaptar à mudanças e resistir a dificuldades. O sucesso é resultado de inúmeras quedas e derrotas, que o indivíduo pode ver como oportunidade de aprendizado e crescimento. E a resiliência é resultado de aprendizagens de vida, o que torna possível qualquer um desenvolvê-la. Indivíduos que se tornam resilientes possuem, ainda, a capacidade de acreditar em si mesmos e são mais confiantes para lidar com os desafios que surgem ao longo do caminho.