Antes de se candidatar, pense bem
Com o rápido crescimento de imóveis em condomínios ultimamente, existe também uma grande demanda por condôminos dispostos a aceitar a responsabilidade de ser síndico. Em alguns condomínios a disputa é acirrada, com varias chapas competindo, já em outros condomínios existem poucos ou nenhum candidato. Seja qual for o caso em seu condomínio, é bem possível que já tenha se perguntado se vale a pena ser síndico. Confira aqui alguns prós e contras para decidir se está pronto para se candidatar na próxima oportunidade.
Esteja pronto para as responsabilidades
Se você está pensando que vale a pena ser síndico apenas devido a algumas vantagens que geralmente o cago reserva, como isenção da taxa condominial ou honorários, é melhor rever seus conceitos. Isso porque as responsabilidades do síndico são grandes, e são atribuídas por lei – o artigo 1348 do novo código civil. Entre essas responsabilidades está incluído representar o condomínio judicialmente e extrajudicialmente, realizar o seguro condominial, fazer cumprir o regulamento interno e prestar contas à assembleia. Como o cargo de síndico engloba a resolução de conflitos de moradores, é bom estar preparado para mediar os mais diversos problemas de convivência: barulho, sujeira, reclamações com funcionários, etc. Portanto, esteja preparado para algum estresse com a vizinhança. Por isso, antes de se candidatar analise o que a legislação exige e se está disposto a assumir essas responsabilidades.
Ser síndico: É para você?
A resposta a essa pergunta muito vai depender de quanto tempo e interesse você tem para dedicar ao seu condomínio. Para ser bem-sucedido como síndico são necessárias algumas habilidades como, por exemplo: ser um bom organizador, não procrastinar, estar atento a legislação e regulamentos, ser um bom conciliador e saber ouvir os condôminos. Portanto, analise se tem essas habilidades ou se está disposto a melhorar nesses aspectos para ser bem-sucedido.
Por outro lado, um fator decisivo para tornar a vida dos síndicos mais tranquila é o apoio da administradora, que poderá o assessorar em suas responsabilidades legais e dá suporte para o dia a dia, realizando boa parte do trabalho. Então, se seu condomínio contar com uma administradora eficiente é possível transformar essa nova responsabilidade em uma oportunidade para contribuir com o bem-estar do condomínio e com a valorização do seu imóvel.